analytics
Isenção de impostos na compra de casa para jovens produz efeitos a 1 de agosto

Isenção de impostos na compra de casa para jovens produz efeitos a 1 de agosto

O decreto-lei da medida relativa à isenção dos impostos na compra de casa para jovens entre os 18 e 35 anos foi já publicado e prevê produzir efeitos a 1 de agosto. Relembremos as condições da medida. 

29 Jul 20242 min

Liked what you just read? Share it!

Decreto-lei da isenção de IMT e Imposto do Selo para jovens foi publicado, produzindo efeitos a 1 de agosto 

O decreto-lei da medida que isentará os jovens na compra de casa dos impostos associados, Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS), foi agora publicado em Diário da República

A isenção que se aplicará à compra da primeira habitação para jovens até aos 35 anos produzirá assim efeitos a partir de dia 1 de agosto

“O presente decreto-lei produz efeitos a 1 de agosto de 2024”, lê-se no diploma que entrou em vigor a 27 de julho

O decreto-lei em causa promulgado a semana passada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contempla uma isenção de IMT e IS para os jovens de idade até 35 anos que comprem imóveis de valor até ao 4.º escalão de IMT (316.772 euros). Entre este valor e os 633.453 euros, há lugar ao pagamento de IMT na taxa correspondente ao escalão em causa (8%). 

Além disso, para poderem aceder a este benefício, os jovens não podem ser proprietários à data de nenhum imóvel, nem ser considerados dependentes no IRS. 

O decreto-lei estabelece ainda que os jovens deixem de beneficiar da isenção/redução das taxas de IMT se os bens passarem a ter um destino diferente daquele em que assentou o benefício inicial, no prazo de seis anos desde a aquisição, excetuando no caso de venda. 

É jovem e está à procura de comprar casa aproveitando as novas medidas de apoio do Governo? O processo pode ser complexo, mas se recorrer à ajuda certa pode ser muito mais simples! Contacte um intermediário de crédito, como o Poupança no Minuto, que lhe recolhe todas as propostas dos bancos e o ajuda a escolher a melhor do mercado para si, sem qualquer custo. Simule já o seu novo crédito habitação e inicie o processo, poupando(se)!

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Real estate mortgage
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.