Amigo Secreto: A tradição que ajuda a poupar e mantém o espírito natalício
Organizar um Amigo Secreto irá fazer com que cada pessoa compre apenas um presente, reduzindo significativamente os gastos e incentivando ao convívio.
Tradição do Amigo Secreto ajuda a poupar e proporciona o convívio
O Natal é uma época de celebração, mas também de despesas que, por vezes, pesam bastante no orçamento. Uma excelente forma de manter o espírito natalício, reduzir custos e ainda criar momentos de convívio é organizar um Amigo Secreto tanto na família, como em grupos de amigos ou colegas de trabalho.
Esta tradição é uma solução prática e divertida que mantém o elemento surpresa e o carinho na troca de lembranças e dando a oportunidade de se preocupar apenas com uma prenda de forma mais personalizada.
Mas o que é o Amigo Secreto e como se organiza?
O Amigo Secreto é uma troca de presentes em que cada participante oferece e recebe apenas um presente. Os participantes sorteiam, de forma anónima, o nome da pessoa a quem vão oferecer o presente, mantendo o suspense até o momento da entrega. É ideal para grupos familiares, de amigos ou de colegas de trabalho.
Pode fazer online ou um sorteio físico com papéis. Digitalmente, há várias plataformas através das quais consegue fazer o sorteio e que têm várias opções consoante o que procura.
O primeiro passo é convidar os participantes, depois definir um limite de valor para os presentes, por exemplo, 20 euros. Em seguida, escolher uma data para a entrega dos presentes.
Se o grupo estiver reunido, use papéis dobrados com os nomes para fazer o sorteio. Para grupos à distância, use plataformas online como o Draw Names, Amigo Secreto Online, ou aplicativos dedicados.
Este tipo de aplicações permite fazer exclusões de nomes, por exemplo: se duas pessoas de um casal estão no grupo, existe a opção de bloquear o nome de cada um ao respetivo. Além disso, também permite colocar uma lista de presentes que quer receber, para ser mais fácil para o seu amigo secreto.
Para tornar o processo mais divertido, pode incentivar a troca de pistas ou mensagens anónimas antes da revelação, criando uma maior interação entre os participantes.
É uma estratégia que, além de económica, acaba por proporcionar o convívio uma vez que o momento da revelação é cheio de diversão, risos e surpresa.
O Amigo Secreto é, assim, uma forma simples de transformar as trocas de presentes em algo mais acessível, criativo e memorável. Ao mesmo tempo, reforça os laços entre os participantes, deixando claro que, no Natal, o mais importante não é o valor gasto, mas o carinho demonstrado.
Pronto para organizar o seu? 🎁
Siga já o Poupança no Minuto nas redes sociais e fique atento a todas as dicas de poupança que temos para lhe dar!