
Quer saber quanto já descontou para a Segurança Social? É possível neste simulador
Se quer ver quanto já descontou para a Segurança Social, saiba que há uma forma.
Esta é a forma de ver quanto já descontou para a Segurança Social
A Segurança Social permite consultar quanto já descontou para a mesma para perceber como e se as contas estão em dia.
“Quantos descontos para a Segurança Social já fez? Durante quantos anos? Quais são os valores em causa? Qual é a sua carreira contributiva?” estas são as perguntas a que o Notícias ao Minuto respondeu, conforme informação da Segurança Social Direta.
“A informação da sua carreira contributiva encontra-se disponível para consulta na Segurança Social Direta. Aí encontra informação detalhada por períodos de carreira, podendo desta forma confirmar se todos os períodos se encontram devidamente registados”, pode ler-se a citação na notícia.

E porque são importantes as contribuições para a Segurança Social? Pois vão definir a atribuição e cálculo da pensão de reforma, bem como outras prestações sociais – como o subsídio de desemprego ou de doença.
Pelo que não deve haver erros e deve ser uma informação a ir sendo confirmada previamente.
Pode consultar esta informação através do simulador da Segurança Social que vai considerar “para o cálculo, mais de 40 prestações, apresentando ainda informação adicional sobre prestações para casos especiais”.
Como consultar as informações no simulador?
Segundo a notícia, para obter estas informações no simulador da Segurança Social deve:
- Aceder ao site da Segurança Social Direta -> selecionar o menu 'Emprego' -> 'Remunerações' -> 'Carreira contributiva' -> 'Consultar'.
“Continuamos a trabalhar para uma Segurança Social mais próxima e mais simples para todos os cidadãos e empresas”, cita a notícia, o ISS.
E se houver remunerações em falta?
Caso, ao consultar a declaração, reparar que há contribuições em falta, “deve contactar de imediato a Segurança Social para perceber o motivo”, pode ler-se no site de notícias.
“Se não se tratar de um erro informático, o mais certo é ter sido alvo de uma fraude. Para saber como agir, exponha a situação à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)”, lê-se ainda.
Então, é essencial ir verificando estas informações atempadamente para que fique a saber se está tudo bem com as suas contribuições para a Segurança Social. Basta consultar o seu histórico de remunerações. Se não faltar nenhuma remuneração, significa que as suas contribuições para a Segurança Social estão em ordem”, conclui.
Continue informado sobre a atualidade financeira, com o Poupança no Minuto:
Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.