
Situação internacional mantém-se maior preocupação dos gestores portugueses
Perceba porque a situação internacional gerou a maior preocupação dos gestores portugueses em maio.
Esta foi a maior preocupação dos gestores portugueses no mês de maio
A maior preocupação dos gestores portugueses manteve-se sendo a situação internacional no mês de maio. Porém, contrariamente a abril, o otimismo foi menor.
As informações são de um barómetro divulgado pelo Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE), no Notícias ao Minuto e revelam que a situação internacional gera “uma perceção persistente de instabilidade externa com impacto direto na atividade económica”, mas noutra linha o campo do governo e política revelou uma queda comparando com os meses precedentes.
Outros fatores que também aumentaram em maio foram as questões relativas à legislação e regulação.

Além disso, “são apontadas algumas variações menos significativas, como no domínio dos impostos e tributação que subiu de 5,7% para 6,9% e na contratação e retenção de talentos estabilizou nos 5,9%”, pode ler-se na notícia.
Índice de otimismo desceu ligeiramente
Quanto ao índice de otimismo, este desceu de 2,55 para 2,52, mas manteve-se em território negativo desde 2022.
Este barómetro foi lançado em setembro de 2021 e baseia-se num inquérito mensal aos associados do FAE relativamente ao que mais preocupa para os 12 meses que se seguem, com o nível de otimismo e pessimismo para o período em questão.
De notar também que o FAE é desde 1979 a associação representativa dos gestores, contando entre os seus associados com os administradores e gestores das maiores empresas portuguesas – com 12 presidentes executivos (CEO) do atual PSI.
Fique a saber tudo sobre a atualidade financeira acompanhando o Poupança no Minuto:
Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.