
Taxa de poupança das famílias desce ligeiramente no 1.º trimestre de 2025
A taxa de poupança das famílias recuou 0,1 pontos percentuais no 1.º trimestre de 2025, para 12,4%.
Taxa de poupança das famílias portuguesas recua ligeiramente
No 1.º trimestre de 2025, a taxa de poupança das famílias desceu ligeiramente em 0,1 pontos percentuais comparando com o ano anterior, para 12,4% do rendimento disponível, segundo informações do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgadas no Notícias ao Minuto.
De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional do INE, a evolução em causa advém do crescimento do Rendimento Disponível Bruto (RDB) das famílias, que cresceu 1,3% comparando com o trimestre anterior, “conjugado com o aumento de 1,5% da despesa de consumo final”, pode ler-se na notícia.
Despesas de consumo aumentam 0,9%
Quanto às despesas de consumo final, esta subiu, sendo superior ao crescimento de 1,3% do RDB com as variáveis “em termos nominais, o que, no caso do consumo final, significa que a sua evolução é também influenciada pelo crescimento dos preços”, lê-se ainda.

O aumento do consumo final foi de 0,9% no ano acabado no 1.º trimestre de 2025.
Por fim, a capacidade de financiamento das famílias ficou em 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB), uma diminuição de 0,2 pontos percentuais face ao trimestre anterior.
Continue atualizado sobre estudos semelhantes, acompanhando o Poupança no Minuto:
Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.